quarta-feira, 5 de setembro de 2012

FCTEWEB- Formação Continuada em Tecnologias Educacionais na Web




FCTEWEB- Formação Continuada em Tecnologias Educacionais na Web

  

TEMA CENTRAL E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

TEMA:  DEBATENDO A RIO+20



OBJETIVOS:


  • ØAnalisar problemas de natureza socioambiental. Ø 
  • Compreender o conceito de desenvolvimento sustentável e avaliar os desafios para sua implementação.
  • ØSaber utilizar a leitura, a produção de textos e a oralidade para discutir fatos e fenômenos socioambientais.
  SEGMENTO DE ENSINO E FERRAMENTAS DA WEB 
  • SEGMENTO DE ENSINO E SÉRIE: 9º ano do Ensino Fundamental
  • FERRAMENTA DA WEB UTILIZADA: Blog

 CRONOGRAMA E METODOLOGIA DE APLICAÇÃO



  • Utilizaremos 6 aulas;
  • ØDuas aulas dedicadas a debates sobre a Rio+20, com o objetivo de diagnosticar o que os alunos já sabem sobre o evento e as principais questões que estarão em pauta na conferência;
  • ØNas duas aulas seguintes, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo lerá um texto: a Declaração de Princípios, a Agenda 21, o Relatório Brundtland, a entrevista de Achim Steiner e o Protocolo de Quioto, e um grupo verá o vídeo de Serven Suzuki na ECO-92. Depois, cada grupo fará uma breve exposição do que foi lido para os outros grupos,  e terão mais uma rodada de discussões. O objetivo das leituras e do vídeo é aprofundar as discussões.


  • METODOLOGIA DE APLICAÇÃO


    1. ØDuas aulas, no laboratório de informática, para ao alunos montarem, em grupos de três componentes,  apresentações sobre os temas-chave da Rio+20, nas quais coloquem também suas contribuições;
    2. ØAs apresentações serão disponibilizadas no blog da turma para que os grupos interajam sobre suas produções;
    3. ØA partir de tudo o que foi visto e construído, os alunos que quiserem poderão entrar no site o futuro que queremos  para colocarem suas ideias. 


    FORMAS DE AVALIAÇÃO

    Serão avaliados:
    • ØA participação dos alunos nas discussões sobre a Rio+20 e suas principais questões da pauta;
    • ØO material produzido pelos grupos, verificando se refletem um novo olhar da turma sobre os problemas socioambientais;
    • A interação dos grupos no blog.
    Ø

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



     
     

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário